Comitê de simplificação de registro de empresas tem nova regulamentação


O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 23, publicou um novo decreto sobre o Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM).

O texto revoga duas outras regulamentações do assunto, de junho de 2009 e julho de 2017. Dentre as competências, o colegiado deve normatizar a inscrição, cadastro, abertura, alvará, arquivamento, licenças, permissão, autorização, registros e os demais itens relativos à abertura, à legalização e ao funcionamento de empresários e de pessoas jurídicas de qualquer porte, atividade econômica ou composição societária, além de elaborar e aprovar o modelo operacional da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

O novo decreto estabelece, entre outros pontos, que a presidência do CGSIM agora será exercida, em sistema de rodízio anual, pelo secretário de Governo Digital da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e pelo Subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia.

Antes, o comitê era comandado pelo titular da extinta Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Fonte: Fenacon

baixada santistaCGSIMcontabilidadecontabilidade fiscalcontador santosDiário Oficial da Uniãoeconexlegislaçãonoticias contábeisprocesso de abertura de empresasreceita federalRedesimsantos