Consultoria Pessoa Jurídica ou Pessoa Física?


A importância da contratação correta

A falta de segurança na definição do profissional a ser contratado faz sentido, alguns pontos devem ser pré-definidos para uma melhor contratação e resultado.

O Profissional de Consultoria

Independente de ser PJ ou autônomo, o profissional a ser contratado deve ter preferencialmente além da formação técnica, grande experiência profissional (vivência) nas áreas a que se dispõem a atuar.

Quando falamos em vivência, não podemos nos ater a uma única passagem por determinada empresa/função, e sim, atuado em diversas empresas, vivido problemas e intensidades diferentes, pois somente assim terá o “sangue frio” para poder diagnosticar e identificar a melhor alternativa para solucionar os possíveis problemas da empresa que estará o contratando.

Outro Ponto importante é a idoneidade, e isso é difícil de se mensurar, entretanto, é mais que importante antes de qualquer contratação realizar pesquisas como: Serasa, referências profissionais, entre outras, pois a empresa estará abrindo confidencialidades a esse profissional.

Essa dica é fundamental para o sucesso do projeto!

Quanto tempo esse profissional atua como consultor, seja PJ ou mesmo como pessoa física?

Apesar de parecer uma pergunta comum, a resposta, dará segurança a sua empresa que tal profissional não abandonará o projeto ao meio em razão de uma melhor proposta, infelizmente isso é muito comum acontecer.

Muitas vezes em razão da crise que nosso país atravessa, bons profissionais são disponibilizados no mercado e buscam atuar como “consultores”, entretanto, até que formem uma carteira de clientes que somada se iguale a remuneração que o mesmo tinha anteriormente como CLT demora em média alguns meses ou mesmo anos, diante disso, uma nova oportunidade de recolocação que possa surgir, fará com que esse profissional “aborte” qualquer projeto em andamento para se recolocar novamente como CLT; nesse momento todo o investimento realizado pela empresa com essa contratação pode ter ido “por água abaixo”.

Empresas de Consultoria e Assessoria são formadas por pessoas

Não podemos tirar os méritos e qualificações das pessoas que atuam nesse segmento como autônomos, entretanto, dedicar-se exclusivamente a esse tipo de serviço é o que geralmente os clientes buscam, profissionais que costumam relatar que estarão se dividindo entre um trabalho CLT e outro como consultor, geralmente dão maior atenção ao que é contratado como CLT, pois, geralmente o vínculo lhe dá maior garantia e estabilidade.

Fonte: Contábeis

baixada santistaCLTConsultoriacontabilidade baixada santistacontador santoscontadoreseconexescritório de contabilidadeexportaçãoimportaçãonoticias contábeispessoa físicapessoa jurídicareceita federalsantostributação