Vamos aumentar a credibilidade do Balanço Patrimonial!


A credibilidade que a Reavaliação Patrimonial dá ao Balanço Patrimonial

Empresas que tem seus Demonstrativos Contábeis Financeiros auditados com certeza tem um conceito melhor em relação a empresas que simplesmente apresentam seus Balanços Patrimoniais e DRE´s (Demonstração do Resultado do Exercício).

A credibilidade pode ir além!!!

Com a mudança da legislação em 2007, principalmente com a implementação da lei 11638/07 e os respectivos CPC´s que trouxe ainda mais critérios para conceituar e universalizar os Demonstrativos Contábeis.

Com isso podemos facilmente afirmar que o Balanço Patrimonial, que tem o grupo Não Circulante com grande relevância, ou seja, tem o Ativo Imobilizado expressando grandes valores, pode após a Reavaliação Patrimonial relatar uma relevância ainda maior.

Inventário e Avaliação Patrimonial

É fundamental que a empresa tenha em sua Gestão o Controle Patrimonial, esse controle com certeza trará mais precisão ao patrimônio da empresa, e caso não o tenha, é fundamental implanta-lo, para isso é importante que uma Consultoria focada em Gestão de Patrimônio seja contratada.

Ainda no quesito patrimonial, é muito importante para que a empresa possa aumentar o valor de seu Ativo, que seja realizado a Avaliação Patrimonial, também conhecida como Reavaliação Patrimonial, com isso os Ativos Patrimoniais serão atualizados ao valor de mercado e ilustrarão o Balanço Patrimonial com ainda mais relevância, visto que a Depreciação Acumulada (um direito legal) acaba por mitigar essa relevância.

Benefícios Fiscais com a Avaliação Patrimonial?

Na realidade a Avaliação Patrimonial não trará qualquer beneficio fiscal, entretanto, a empresa poderá lançar contabilmente a Reavaliação baseada em laudos visando atender as Normas ABNT e IBAPE.

Isso trará relevância no Ativo Não Circulante e em contra partida no Patrimônio Líquido.

A Reavaliação visto pelos Bancos

A notoriedade que essa pratica dá ao Balanço Patrimonial é grandiosa, instituições financeiras veem com bons olhos esse cuidado, principalmente quando além da Reavaliação Patrimonial a empresa relata tais fatos em Notas Explicativas, informando a precisão e a transparência que costuma manter nos Demonstrativos utilizados na Gestão Empresarial.

Fonte: Contábeis

avaliação patrimonialbaixada santistaBalanço Patrimonialcontabilidadecontador santosDemonstrativosDREeconexescritório de contabilidadenoticias contábeisobrigações contábeisreavaliaçãosantostributos